Pages

26 de julho de 2012

DIA DA VOVÓ




Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.
Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Av%C3%B4s_e_das_Av%C3%B3s



          Nossa escola proporcionou hoje aos nossos alunos um delicioso momento com seus avós. Foram feitas brincadeiras e homenagens, tudo acompanhado de um delicioso chá.






















19 de julho de 2012

Chapeuzinho Vermelho e o Mosquito Mau

         ILHÉUS REGISTRA 2411 CASOS DE DENGUE

Os números da Dengue preocupam em Ilhéus. Nos seis primeiros meses desse ano, 2.411 casos foram notificados.

De acordo com reportagem da TV Santa Cruz, 55 casos foram confirmados pela coordenação de vigilância epidemiológica do município como Dengue clássica e dez pacientes registraram o tipo hemorrágico da doença. Uma morte foi confirmada.

A cidade apresenta índice de infestação predial de 7,1%. O percentual significa risco de epidemia...

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2012/07/06/ilheus-registra-2411-casos-de-dengue/

Diante deste contexto, nossa escola procurou por meio do teatro levar aos nossos alunos informações sobre o perigo que representa este mosquito o  Aedes aegypti. Onde ele costuma ficar, os sintomas que sente uma pessoa picada por ele e  como se proteger .


































 

16 de julho de 2012

Dinâmica para entrega dos livros do projeto de Grão em Grão aos alunos

Foi maravilhosa a forma como ocorreu a entrega aos nossos alunos dos livros do Programa “de Grão em Grão”  2012.


    Desafio... essa é a palavra chave para o envolvimento, interesse, participação e sucesso dos nossos alunos.

Essa foi a carta enigmática que os alunos do Ciclo 3-fase 2 ( 5º ano ) da Escola Heitor Dias tiveram de decifrar para receberem um caderno de atividades contendo informações sobre alimentos, produzido pela Fundação Cargill .

Vilma Santos FOI MARAVILHOSO, OS ALUNOS EMBEBECIDOS NA DESCOBERTA DAS PALAVRAS. ISSO MOSTRA O CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO DOS NOSSOS ALUNOS. MUITO FELIZ. SER PROFESSORA É BOM DEMAISSSSSSSSSSSSSS



No Ciclo II Fase 3, a turma recebeu uma carta lida pela professora Lio contendo as instruções para decifar o enígma e encontrar o tesouro.

Recolhendo pista aqui... 

pista ali... 

consegue-se decifrar o enígma e... 
      a dupla consegue, com o apoio da torcida, conquistar o tesouro da turma do Matutino.


A turma da tarde também fez bonito... 

A expectativa e a torcida da turma do Vespertino era grande, e...

    valeu a pena.







O Programa "de grão em grão" foi implantado em 2004 e tem como principal objetivo transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro. O Programa aborda, de maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos até a pós-colheita de legumes e verduras cultivados em hortas.
As seguintes cidades são beneficiadas com o Programa: Mairinque (SP), Ilhéus (BA), Uberlândia (MG), Lucas do Rio Verde (MT), Sinop (MT), Três Lagoas (MS) e Paranaguá (PR).
A Fundação Cargill implantou hortas em todas as escolas do Programa para que os alunos pudessem aprender na prática os conceitos transmitidos em sala de aula. A Fundação Cargill oferece tudo o que é necessário para a criação de uma horta – como terra, sementes, ferramentas, etc. – e os produtos colhidos são usados na merenda escolar, enriquecendo-a nutricionalmente.
Para aplicar o Programa, os educadores das escolas beneficiadas são treinados por uma equipe especializada e as crianças recebem um livro e um caderno de atividades de acordo com a série que pertencem.
As merendeiras também participam do Programa e são treinadas anualmente por uma nutricionista, recebendo material pedagógico sobre segurança alimentar para o bom desenvolvimento do trabalho