Pages

20 de junho de 2014

TEMPO DE FORMAÇÃO:MATEMÁTICA/ JOGOS


 
      

       
 "A brincadeira faz parte da vida, é um meio de aprendizagem espontâneo e exercita hábitos intelectuais, físicos, sociais e/ou morais. O encantamento, fascínio e fantasia dos brinquedos e jogos acompanham o desenvolvimento da humanidade. O jogo é um transmissor e dinamizador de costumes e condutas sociais. Pode ser um elemento essencial para preparar de maneira mais integral das crianças para a vida".

 
               Garófano e Caveda (2005) mostram como o professor deve atuar atualmente no ensino/aprendizagem:
“...é necessário que o adulto/educador considere o seu papel de mediador entre o aluno e as novas aprendizagens, devendo preparar um ambiente que favoreça a predisposição ativa da criança para a aprendizagem, proporcionando materiais potencialmente significativos para tanto e adaptando-os aos diferentes níveis de desenvolvimento, interesse e motivação e apresentando-os de forma adequada” (p. 61).
 

 
 


 


Almeida (1997) resume este tema da seguinte maneira:
(p.142).

(...) pode significar para a criança uma experiência fundamental, de entrar na intimidade do conhecimento, de construir respostas por meio de um trabalho que integre o lúdico, o simbólico e o operatório. (...) pode significar para a criança que conhecer é um jogo de investigação...
 
Pensando em um melhor sucesso no ensino da disciplima de Matemática, a nossa escola ofereceu um momento maravilhoso aos seus professores, onde foi possível por meio de uma oficina construir alguns  jogos e estudar as variantes e intervenções possíveis visando tornar motivante o trabalho com jogos como bem mais presentes em suas práticas pedagógicas no que se refere ao ensino de Matemática nos mais diferentes ciclos.