Projeto
CARAS DO BRASIL A CULTURA ILHEENSE
2015
Educar é impregnar de sentido o que
fazemos a cada instante!
Paulo Freire
Nosso Projeto mais uma vez afirmando a importância da diversidade cultural para a formação do Brasil, dando ênfase às manifestações afrobrasileiras. A culminância do projeto ocorreu na tarde da sexta-feira, dia 27, em homenagem ao dia da Consciência Negra (20 de Novembro) O Projeto Caras do Brasil visa fomentar o respeito à diversidade cultural do país. Os nossos alunos saíram alem dos portões da escola e fizeram o percurso da Soares Lopes e quarteirão Jorge Amado, desfilando com toda equipe gestora, professores e funcionários ao som dos tambores do Grupo afro Dilazenze e de carros de som. Os alunos estavam caracterizados representando os povos negros, japoneses, portugueses, franceses, índios, alemães, entre outros e levavam faixas e banners com mensagens alusivas aos conhecimentos adquiridos sobre o respeito a diversidade de raça,credo, cultura etc.
A diretora e professora Jacira Oliveira Fernandes, não mediu esforços para fazer acontecer essa integração escola X comunidade no sentido de reconhecer a diversidade cultural e a importante contribuição dos imigrantes no nosso município.
O Projeto Caras do Brasil tem a frente a coordenadora e professora Ana Rita Azevedo, que tem um carinho todo especial por este projeto, por ele proporcionar às crianças experiências culturais e artísticas, de modo integrado, envolvendo a comunidade escolar e local, e estabelecendo um diálogo com a realidade. Este ano o projeto contemplou o estudo de personalidades afrodescendentes da nossa cidade, que venceram as barreiras do preconceito e demais adversidades e contribuem ou contribuíram de forma ativa e participativa para o nosso legado cultural. Participaram da nossa caminhada alguns dos homenageados bem como seus familiares.
Parabéns para toda a COMUNIDADE HEITOR DIAS pelo brilhante trabalho ! Foi linda nossa caminhada!!!
Registro fotográfico By Profª Luciene
E assim vamos educando, ensinando para as nossas crianças, que o amor é ponte.