Pages

20 de abril de 2012



Desenvolvido em Ilhéus desde 2004, o programa “De Grão em Grão”, promovido pela Fundação Cargill em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), vem abordando, a partir deste ano, temática que tem como foco a alimentação saudável, segura e acessível. Todo o material pedagógico do programa foi reformulado, e por isso merendeiras e professores das 16 instituições escolares da rede municipal de ensino que fazem parte do programa estão participando do Encontro de Formação continuada.

Iniciado na manhã desta quarta-feira (18), no Hotel Praia do Sol, km 0 da rodovia Ilhéus/Olivença, o treinamento é voltado para 60 merendeiras e 250 educadores do município e ministrado por técnicos do Sesi. Segundo explica a gerente da Fundação Cargill, Denise Cantarelli, para as merendeiras, o treinamento é ministrado pela nutricionista do Sesi, Fernanda Tourinho, que traz informações sobre boas práticas de alimentação segura que podem ser adotadas no cotidiano escolar. Já para os professores, o treinamento se estende até esta quinta-feira (19), tendo como responsável a pedagoga Kátia Karan Gonzalez.

                                               Kátia Karan Gonzalez

Além de apresentar o conteúdo do novo material pedagógico e de repassar conhecimentos básicos sobre nutrição, o treinamento voltado para os professores tem ainda em sua programação a realização dinâmicas entre os professores, visando a implantação dessas técnicas de aprendizado em sala de aula. O material didático do “De Grão em Grão”, intitulado “De olho no seu prato”, é formado por cinco volumes, com cadernos do aluno e do professor, além de CD multimídia. “O material do programa traz uma linguagem multidisciplinar, que pode ser abordada de diversas maneiras e várias matérias”, salientou Denise Cantarelli.

Hortas Escolares – Uma das ações do programa, também realizada no município, é o projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Fundação Cargill com o objetivo de contribuir com a implantação e a manutenção das hortas, fornecendo terra, sementes, adubo orgânico, ferramentas, dentre outros. O supervisor técnico do programa De Grão em Grão, o engenheiro Agrônomo João Clemente, explicou que o intuito é trazer aos educadores a oportunidade de trabalhar assuntos transversais tendo a horta como instrumento. “Outro objetivo das hortas escolares é trabalhar técnicas possam ser aplicadas em casa, com baixo custo”, avalia.

O supervisor técnico do programa De Grão em Grão, o engenheiro Agrônomo João Clemente

Professores da ESCOLA MUNICIPAL HEITOR DIAS ...
presentes na formação

Em Ilhéus, 15 escolas contam com hortas escolares e as hortaliças produzidas são utilizadas nas cozinhas das escolas, enriquecendo nutricionalmente a merenda escolar. é O programa “De Grão em Grão” está presente em seis estados, sete municípios, 90 escolas, beneficiando 40 mil. Em Ilhéus, o programa contempla 16 unidades escolares e 9 mil estudantes. São elas: Escola Nucleada Santo Antônio, Escola Municipal do Couto, Centro de Atenção Integrado à Criança (Caic), Escola Pequeno Davi, Centro Comunitário Nelson Oliveira, Escola Municipal Banco do Pedro, Grupo Escolar Professor Paulo Freire, Escola Municipal Heitor Dias, Centro Educativo Fé e Alegria, Escola Nucleada Santo Antônio, Escola Vovô Isaac, Escola Nucleada de Sambaituba, Escola Novo Ilhéus e Centro Comunitário do Iguape.
                    Alunos do ciclo II fase 3/ sala 6. no seu habitual momento de observar e cuidar da horta mantida pela Fundação Cargill.